Fórum do Livro e da Leitura

Eventos

O Fórum tem por objetivo promover um ambiente de participação visando apoiar a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro.

Na sua constituição, os presentes decidiram contribuir com o Estado de Santa Catarina  e seus municípios neste importante desafio de diagnosticar e estabelecer um plano de metas para o desenvolvimento dos indicadores de leitura, conforme preconiza  o Plano Nacional do Livro e da Leitura.

Neste sentido, o Fórum pretende criar o ambiente de participação e construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, representando um esforço organizado de atuação entre a sociedade e projetos de leitura e setores de governo ligados a área da cultura.

OBJETIVOS

1. Sensibilizar, reunir, representar  e mobilizar as  pessoas físicas e jurídicas, formais ou informais que atuam, direta ou indiretamente nos segmentos criativos e produtivos da cadeia do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

2. Debater, diagnosticar, formular e propor políticas, temas, ações, parcerias e prioridades para o setor do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

3. Contribuir e acompanhar a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, bem como apoiar a construção dos planos municipais, conforme preconiza o PNLL.

4. Estimular e promover as iniciativas da sociedade e do poder público que visam fomentar a leitura, os leitores,  o acesso e fruição ao livro e aos espaços de leitura.

Plano de metas e diagnóstico

O plano – estabelecimento de metas a partir de um diagnóstico - a ser apresentado seria na forma de contribuição dos seus apoiadores, sem que isso representasse uma substituição do Estado nas suas responsabilidades com a Cultura e o Plano estadual do Livro e da Leitura de forma que Santa Catarina, a exemplo de outros estados, possa  assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas  e produtivas do livro – eixos preconizados pelo Plano nacional do livro e da leitura.

 A visão dos presentes era que, o Fórum fosse fruto de uma mobilização entre agentes e gestores públicos, privados e não-governamentais, em favor da construção de diretrizes, estratégias e metas e ações para o desenvolvimento da cidadania por meio da leitura e suas mediações e da ampliação do acesso ao livro seja em ambientes escolares, em espaços públicos ou privados.

Enfim, na sua constituição, o Fórum do Livro e da Leitura  pretende ser uma instancia setorial permanente de participação da sociedade civil e do poder público, com  caráter técnico, consultivo, deliberativo, promotor e difusor.

Além dos fóruns estaduais, realizamos fóruns regionais, acompanhados de programa de formação, como o Fórum Regional Sul (2014) e o Fórum Leitura região Oeste, marcado para março de 2015. Em maio deste ano, realizaremos o III Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, que tem como objetivo concluir e encaminhar os resultados desse processo iniciado em 2012, com as entregas do diagnóstico e da minuta do Plano estadual do livro e da leitura SC.

Site oficial: www.forumleitura.org.br

Entrevista com José Miguel Wisnik


[+] Listar todos vídeos

Plano Estadual do Livro e da Leitura para SC