Programa de Formação

Iniciativas

A criação e transformação do <> num programa cultural permanente, de caráter artístico e filosófico – centrado na arte da leitura e na filosofia do livro -, mostra a amplitude, a seriedade e a potencialidade deste novo investimento.

Fruto de uma aliança estratégica e permanente da Parati com a Cidade Futura, e seus parceiros e seus públicos nas escolas e no terceiro, o Bom de Ler inscreve-se na história destas instituições e nas cidades amigas do livro e da leitura, do esporte e da cidadania, da música e da ecologia, iniciativas, eventos e projetos que realizam ou já realizaram por mais de dez anos continuados.

A continuidade e efetividade das bibliotecas e novas estações Bom de Ler, juntamente com as Oficinas de leitura e o Repórter na escola, integram a agenda em o Movimento Bom de Ler Santa Catarina.   

O programa - que nomeamos Bom de Ler - tem por base a leitura. A leitura atravessa, molda e solda as bases do programa - a educação, a cultura, a tecnologia - busca reunir esforços entre os agentes, públicos e privados - que atuam nestas áreas, de modo a integrar diferentes iniciativas, projetos e programas, numa Plataforma de formação do Corpo Letivo que chamamos, na Cidade Futura, de Plataforma Atos.

O Corpo Letivo é o próprio sujeito-destinatário – público do programa -, composto por alunos e professores das redes de ensino, em todos os níveis, partícipes do Programa e integrados na Plataforma.

Junto com o Bom de Ler, criamos o Repórter na Escola e mais recentemente (2014), a Academia Bom de Ler.

Entrevista com José Miguel Wisnik


[+] Listar todos vídeos

Plano Estadual do Livro e da Leitura para SC