21 de junho de 2017 – 173 anos do nascimento de Machado de Assis

Notícias 21/06/2017

21 de junho de 1844, morro do Livramento - Rio de Janeiro, então capital do Império - nascia Joaquim Maria Machado de Assis, filho de Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis.

O menino, filho de escravo alforriados, que viria a tornar-se um dos maiores escritores brasileiros, marcando a literatura nacional e mundial com clássicos como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Alienista, Helena, Esaú e Jacó, Iaiá Garcia, A mão e a luva entre tantos outros.

Dedicou-se à escrita de praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Joaquim também ocupou-se do emprego público, passando pelo Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e da Viação, no Estado do Rio de Janeiro.  

                                          

Participou ativamente da fundação da Academia Brasileira de Letras, que aconteceu em 20 de julho de 1897, tendo sido seu primeiro presidente.                    

Casou-se em 12 de novembro de 1869 com Carolina Augusta Xavier de Novais, sua amada “Carola” .

Morreu em 29 de setembro de 1908 aos sessenta e nove anos de idade com uma úlcera cancerosa na boca, deixando um grande legado à diferentes gerações de leitores.

Ainda que, passados mais de 100 anos de sua morte, suas obras continuam sendo lembradas pela originalidade e maestria com que foram pensadas e escritas.

Na biblioteca Bom de Ler, as obras Machadianas ocupam grande e valoroso espaço, para possibilitar aos participantes do projeto o acesso e encantamento àquilo que de melhor já se produziu na literatura mundial.

 

 

 

Entrevista com José Miguel Wisnik


[+] Listar todos vídeos

Plano Estadual do Livro e da Leitura para SC