Academia Bom de Ler

Iniciativas

Em 2014, o Instituto Parati deu um importante passo no programa de Formação de Agentes Leitores. Também realizou as primeiras atividades do que se configurou como Academia Bom de Ler/Filosofia, Prosa e Poesia.

A Academia passou a ser um espaço institucional do projeto Bom de Ler para que, juntamente com os participantes e idealizadores do Bom de Ler, pudesse protagonizar um programa de formação de agentes leitores, elegendo os próprios jovens leitores e seus professores como os principais personagens da iniciativa.

Após consultas feitas ao longo do ano de 2014, entre um grupo de colaboradores e reuniões entre participantes das oficinas do Livro e da Leitura e das oficinas do Repórter na Escola, foi elaborado uma proposta de constituição e  funcionamento da Academia Bom de Ler. (ver abaixo)

Foi assim que se chegou a uma primeira turma da Academia, integrada por convidados e participantes do Projeto Bom de Ler, uma modalidade original de participação e contribuição na formação de uma nova geração de leitores – objetivo do programa – o Bom de Ler /Filosofia, Prosa e Poesia.

Dois momentos importantes da iniciativa marcaram o início da Academia e do programa em curso:  a realização do Bom de Ler / Filosofia, com Scarlett Marton, filósofa e professora da USP, que realizou oficina de formação e inaugurou a série Convite para Pensar, em Florianópolis.

Na sequência, junto ao Fórum Catarinense do Livro e da leitura – em Criciúma, região Sul, os escritores Manuel da Costa Pinto e Cristóvão Tezza, protagonizaram o debate sobre a literatura brasileira, como contribuição ao projeto do Bom de Ler, Prosa e Poesia e ao movimento de leitura realizado em Santa Catarina.

Entrevista com José Miguel Wisnik


[+] Listar todos vídeos

Plano Estadual do Livro e da Leitura para SC