A Plataforma

Institucional

PLATAFORMA BOM DE LER (2012 – 2022)

Para resumo e revisão

A Plataforma de Leitura – Plataforma Bom de Ler - tem por objetivo a formação de uma nova geração de leitores. Foi pensada e desenvolvida para, no curto e médio prazos (2012 a 2022) contribuir na formulação de um programa de Educação Afirmativa em favor da leitura e formação de agentes leitores.

 

A presente proposta também pode ser lida e útil como referência para a década decisiva que em que vivemos no Brasil, que coincide com os desafios da Leitura prospectado pelo PNLL e do novo Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014.

 

Se por um lado, pensamos nosso Movimento de Leitura no contexto da formação de um Plano Nacional do livro e da Leitura, por outro lado, a referência aos anos de 2022 tem um duplo significado: seja para marcar os 100 anos de arte moderna no Brasil - com a Semana de 22 e o que representa na formação cultural brasileira; e, ao mesmo tempo, os 200 anos de nossa Independência – com todas as suas implicações e sentidos que damos a palavra Independência, seja no plano político ou da economia, na vida nacional, local e inserção mundial.   

 

Por esta referência prática e simbólica, histórica e cultural, pensamos fazer ecoar o desafio de se pensar não apenas os indicadores de leitura e do desenvolvimento do Brasil, mas a possibilidade de se criar uma plataforma de educação e governança inventiva da vida e do país - a partir da Leitura e tudo que ela possibilita na formação social e cidadã.

 

Em nosso caso particular  que – faz coincidir com a missão de nosso Instituto -, queremos reiterar o convite para pensar outros caminhos da formação, e tanto quanto possível, preparar e fazer uma travessia tal que transforme ‘o país do futebol’ num Brasil bom de ler, de ver e viver, de ouvir, de conhecer e investir, de morar, trabalhar e reconhecer em todas as suas potencialidades e belezas.

 

Ao fazer desse desafio nossa própria tarefa de vida - a formação pela leitura, a formação como a base do Brasil, seja a formação de alunos-atletas e de leitores inventivos, de professores, artistas, empreendedores, poetas – queremos dar a nossa pequena contribuição para resgatar outros sentidos do viver, fazer e pensar a qualidade da cultura e do desenvolvimento do país.

E, nesse mesmo Movimento que pensa a leitura como a base do Brasil, a sua formação cultural, com todas as possibilidades que um programa desta envergadura - se bem sucedido – é capaz de fazer e somar a tantos esforços em curso para transformar o país e a vida de milhões de brasileiros. 

 

A presente Plataforma não se limita, portanto, aos objetivos e as iniciativas do projeto Bom de Ler, mas, no curso de sua realização, transforme o Bom de Ler num Movimento de Leitura e que esse movimento seja a base – a leitura em movimento –  de um Programa de formação de uma nova geração de leitores. 

Assim seguimos e vislumbramos, a partir do Bom de Ler, com a realização das iniciativas em curso, ou por meio de apoio a outros projetos voltados para o livro e a leitura,  e que, no conjunto, possam compor esta Plataforma.

Entrevista com José Miguel Wisnik


[+] Listar todos vídeos

Plano Estadual do Livro e da Leitura para SC